quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Consequências do Bullying na vida adulta:

O período escolar, que deveria ser sinónimo de descobertas e novas amizades, muitas vezes envolve sentimentos como dor, angústia e silêncio para algumas crianças.
Na maioria dos casos, esses sentimentos estão relacionados a situações de preconceito e discriminação pelos quais a criança vem passando no seu dia-a-dia na escola. Actos violentos, verbais ou físicos, praticados entre um grupo e outro em um ambiente escolar de forma contínua e propositada sendo conhecidos como Bullying escolar.

A maior preocupação a cerca do Bullying é: as consequências que podem surgir na pessoa, ao longo da sua vida escolar e pessoal, podendo interferir na vida adulta.
Uma criança que tenha sido alvo de agressões pode crescer com sentimentos negativos, baixa auto-estima e com sérios problemas de relacionamento no futuro.

7 comentários:

  1. Esse tema do Bullying na vida adulta eh um tema mt interessante! Gostaria de saber mais sobre o mesmo...coletar informações sobre o que o bullying pode acarretar ba vida adulta de alguem q sofreu esse trauma na escola! Sou aluna de Psicologia e no momento faço uma pesquisa sobre o tema justamente com essa delimitação ai!
    Se possivel um contato ficaria grata!
    meu email eh:
    jannyleia@hotmail.com
    obrigada.
    bjo*

    ResponderEliminar
  2. Eu em minha adolecencia sempre sofri por ser mais alta ou mais gorda que o restante dos alunos,por ter um corte novo,por ter pintado o cabelo de uma cor diferente,por usar oculos,mais com o tempo eu parei de me preocupar com o que os outros dizem e aprendi a lidar com essa sitaução

    ResponderEliminar
  3. MAs o que o pessoal ñ pode deixar de lado é o bullying feminino ou indireto, que se dá através de boatos maldosos e que mtas vezes prejudica ñ só a vítima mas tb sua família.

    ResponderEliminar
  4. O bullying feminino por ser mais silencioso é mais perigoso. O direto é mais fácil de combater. Mas o indireto é tão doloroso qto, daí é preciso ter ainda mais atençaõ com ele

    ResponderEliminar
  5. Sofri bullying na infância. Dentro da minha casa pela minha mãe e irmãos, sem eles terem a coinciência do dano que poderia causar e do que se tratava. Hoje minha mãe é outra pessoa, mas as vezes tenho dificuldade de relacionamento com ela. Não tenho muita paciência, parece que estou sempre querendo me defender. E sou muito defensiva na vida também. Isso é normal? Como posso mudar isso?

    ResponderEliminar
  6. Sofri durante toda a minha infância agressões verbais físicas e apelidos inaceitáveis da parte dos meus pais biológicos. As sequelas estão coladas na minha vida adulta, eu não tenho como me livrar disso. Não condeno meus pais porque eles vieram de pais semelhantes n’uma fase de analfabetismo no Brasil. Fiquei uma pessoa frustrada, triste, isolada e sem vontade de viver. Já tentei suicídio, agora enfrento a vida me agarrando a mim mesma porque eu devo me amar e cuidar de mim. Aprendi muitas formas de autodefesa. Adoro viver só, gosto da minha companhia. Percebi que as pessoas que se aproximam de mim, pra tirar algum proveito, então decidi criar meu mundo e sonhar nesse espaço imaginário que é somente meu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sofri agressões emocionais e físicas desde de meus 5 anos de idade, até a adolescência, tanto na escola, quanto em casa e no trabalho, hoje com quase quarenta anos de idade percebi o quanto isso afeta minhas relações afetivas, principalmente intimas, sempre que quero aprender algo novo me bloqueio, tenho medo da repressão, fico agressiva e chorona. Não acho que se isolar seja a melhor solução, mas já tive muita vontade, inclusive de acabar com essa existência, mas como sei que não vale a pena busquei ajuda espiritual e psicolológica,tenho a certeza de que desta forma superarei mais essa, só preciso de perseverança e muita paciência comigo mesma e é claro o perdão. E sempre que vejo alguém fazer mal a outra pessoa falo claramente para parar com isso e respeitá-lo, porque cada um é único.

      Eliminar