quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Identificar a vítima e o agressor:

Como a maioria das vítimas fica em silêncio é necessário ficarmos atentos a alguns sinais. Para que um aluno seja identificado como vítima, o professor deve observar se ele apresenta alguns destes comportamentos:

  • Durante o recreio está frequentemente isolado e separado do grupo, ou procura ficar próximo do professor ou de algum adulto?
  • Na sala de aula tem dificuldades em falar, mostrando-se inseguro ou ansioso?
  • Nos jogos em equipa é o último a ser escolhido?
  • Apresenta-se muitas vezes com aspecto contrariado, triste, deprimido ou aflito?
  • Apresenta desleixo nas tarefas escolares?
  • Apresenta ocasionalmente contusões, feridas, cortes, arranhões ou a roupa rasgada?
  • Falta às aulas com alguma frequência?
  • Perde constantemente os seus pertences quando, na verdade, foram roubados ou danificados?

Também temos de estar atentos para identificar o agressor. Os seus comportamentos mais comuns são:

  • Faz brincadeiras e goza, além de rir de modo desdenhoso e hostil?
  • Coloca apelidos ou chama pelo nome ou sobrenome dos colegas soando-os mal; insulta, menospreza, ridiculariza e difama?
  • Faz ameaças, dá ordens e domina? Incomoda e envolve-se em discussões?
  • Mexe nos materiais e objectos pessoais dos colegas sem a sua autorização?

Sem comentários:

Enviar um comentário