Como a maioria das vítimas fica em silêncio é necessário ficarmos atentos a alguns sinais. Para que um aluno seja identificado como vítima, o professor deve observar se ele apresenta alguns destes comportamentos:
- Durante o recreio está frequentemente isolado e separado do grupo, ou procura ficar próximo do professor ou de algum adulto?
- Na sala de aula tem dificuldades em falar, mostrando-se inseguro ou ansioso?
- Nos jogos em equipa é o último a ser escolhido?
- Apresenta-se muitas vezes com aspecto contrariado, triste, deprimido ou aflito?
- Apresenta desleixo nas tarefas escolares?
- Apresenta ocasionalmente contusões, feridas, cortes, arranhões ou a roupa rasgada?
- Falta às aulas com alguma frequência?
- Perde constantemente os seus pertences quando, na verdade, foram roubados ou danificados?
Também temos de estar atentos para identificar o agressor. Os seus comportamentos mais comuns são:
- Faz brincadeiras e goza, além de rir de modo desdenhoso e hostil?
- Coloca apelidos ou chama pelo nome ou sobrenome dos colegas soando-os mal; insulta, menospreza, ridiculariza e difama?
- Faz ameaças, dá ordens e domina? Incomoda e envolve-se em discussões?
- Mexe nos materiais e objectos pessoais dos colegas sem a sua autorização?
Sem comentários:
Enviar um comentário