quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Violência Verbal

Alguns agressores verbais usam este tipo de violência contra outros membros da família, incluindo momentos quando estes estão na presença de pessoas estranhas em casa para humilha-los.
Por razões psicológicas íntimas, normalmente decorrentes de complexos e conflitos, algumas pessoas usam a violência verbal infernizando a vida de outras, querendo ouvir, obsessivamente, confissões de coisas que não fizeram. Atravessam noites nessa tortura verbal sem fim.
A violência verbal existe até na ausência da palavra, ou seja, até em pessoas que permanecem em silêncio. O agressor verbal, vendo que um comentário ou argumento é esperado para o momento, cala-se tornando esse silêncio mais perturbador do que mil palavras.
Deve apresentar queixa contra o agressor, podendo, para o efeito, dirigir-se à esquadra, posto da GNR do local onde ocorreu a agressão ou Polícia Judiciária ou directamente ao Tribunal. Poderá também dirigir-se ao Instituto de Medicina Legal (Lisboa, Coimbra e Porto), ou aos gabinetes médico-legais, que funcionam em muitos hospitais de todo o País. Para qualquer destas diligências faça-se acompanhar, se possível, de familiar ou pessoa amiga.
A ocorrência de maus-tratos deve, tanto quanto possível, ser conhecida pelos familiares, incluindo os filhos, vizinhos ou pessoas amigas não só para poderem prestar assistência e apoio, como para poderem ser testemunhas em processo-crime ou de divórcio litigioso.

15 comentários:

  1. eu acho que a violencia verbal e uma coisa muito grave,eu sofro muito isso na escola o que eu tenho que fazer?Se calar e aturar?

    ResponderEliminar
  2. Para mim o bullynig não é brincadeira, graças a Deus não sofro com isso, mas tenho certeza que muitos adolescentes da minha idade sofrem, só queria que acabasse essas coisas .

    ResponderEliminar
  3. Nao sofro de bullying graças a Deus mas para as pessoas que sofrem eu digo:Não fique calado(a)pois o bullying e coisa seria e voce nao mereçe e nem precisa passar por isso entao nao fique calado conte imediatamente para seus pais ou familiares ou tambem pessoas da escola como diretores professores etc... Nao tenha medo nao esconde pois se voce nao toma as providencias sera bem pior e isso nunca ira acabar!

    ResponderEliminar
  4. E importante estarmos sempre atentos. As crianças sao muito crueis e dizem senpre o que pensam sem pensar nas consequencias.
    Devemos sempre controlar tudo isso de modo a que possamos acabar com a grande maioria que pratica bullying. Tentar entender porque o fazem, explicar que nao e bonito, porque muitas vezes sao os auxiliares de educacao que educam as criancas porque os pais nem sempre conseguem peloa mais diversos motivos. Diga nao ao bullying

    ResponderEliminar
  5. Eu estou fazendo um trabalho da escol sobre esse assunto

    ResponderEliminar
  6. Certo dia indo pra escolapassando por uma calçada deserta um homem olhou no fundo de meus olhos e notei seu olhar em minha orelha(pois uso um brinco) ao seguir meu caminho e me aproximar dele ele susurrou "viadinho" em meu ouvido.
    Fiquei perplexo com o ocorrido e me deparo com esse homem todos os dias e els repete essas ofensas, já mudei minha rota mas ainda encontro esse homem e meu corpo treme me avisando que ele esta por perto.
    Não noticiei isso aos meus pais, devo notifica-los? Devo fazer boletim de ocorrência ? Como faço para punir esse homem quem não sei nem o nome.

    ResponderEliminar
  7. Oi na minha escola meus colegas gozam comigo por ter dificuldade na fala e ser timida com meu nome fazem me "alcunhas" como xanocabadalhoco e coisas muito piores ao princípio eram coisas não muito más mas eu nunca gostei e pedia para pararem mas começavam a fazer mais e muito piores e a dizer mal de mim nas costas e a rir se de min... Isso é bulling?

    ResponderEliminar